Como organizar suas ferramentas?

Trabalhar em um ambiente limpo e organizado, sempre será a melhor opção para desenvolver qualquer atividade. Isso significa que, no dia a dia de trabalho, o ideal é que a ferramenta fiquem sempre à mão, tudo em seu devido lugar, para que o trabalho seja realizado com agilidade.

Imagine você, ter uma grande variedade de ferramentas e quando for procurar por uma específica, perder longos minutos até encontrá-la?!? Não é um bom sinal, não é mesmo?

Por isso, é tão importante que todas as ferramentas sejam guardadas em locais limpos e apropriados para cada uma delas, sem que haja constante alteração de lugar, tornando o ambiente de trabalho o local ideal para qualquer tipo de serviço.

 

Com isso, nada melhor do que algumas dicas para nos ajudar com esta organização:

  1. Setorize

Antes de mais nada, separe cada ferramenta por categorias em um outro local. Organize por tamanho ou finalidade, como ferramentas manuais, elétricas, a bateria e outras. Isso será importante para a organização do próximo tópico.

  1. Desapegue

Neste momento, já que as ferramentas já foram separadas, aproveite para desapegar daquelas que você já não utiliza mais. Muitas vezes, deixamos de lado algumas delas, por estarem desatualizadas ou simplesmente porque temos mais de uma para a mesma finalidade. Essas ferramentas que ficam ali paradas sem uso, além de estragarem com o tempo, deixam de ser usadas por outras pessoas.

  1. Escolha o local

Com tudo setorizado e com o excesso descartado, agora é hora de encontrar o melhor local para cada ferramenta. O ideal é deixar mais a mão as ferramentas que você mais utiliza e as menos utilizadas, deixe para os locais mais altos, de difícil acesso. É importante também colocar as ferramentas de uma mesma categoria sempre perto uma das outras, desta forma você não irá precisar procurar em dois locais diferentes.

  1. Utilize painéis

Na hora de organizar, uma das facilidades que podemos encontrar, são aqueles painéis perfurados que, com a ajuda de ganchos, facilitam a visualização de todas as ferramentas na parede. Você poderá colocar um painel do tamanho ideal para o seu ambiente, possibilitando o encaixe principalmente de ferramentas menores.

  1. Etiquetagem

Você também poderá adotar o uso de etiquetas, nomeando cada uma das ferramentas. Isso pode ser ainda mais útil, quando se trata de uma oficina com vários mecânicos. Neste caso, cada funcionário tem a sua ferramenta e as etiquetas ajudam na localização do seu dono, caso algum material fique espalhado pela oficina.

  1. Crie uma rotina

Por fim, crie a rotina de organização em seu espaço. Mantenha tudo no lugar onde você definiu e guarde sempre a ferramenta após o uso. Evite guardar outros objetos nos locais já definidos para as ferramentas e para cada item novo adquirido, tente retirar um outro antigo que possa ser doado ou vendido.

Caso você tenha uma oficina com vários funcionários, incentive este hábito entre eles e de a oportunidade para treinamento, para que todos manuseiem as ferramentas de forma correta e manter o padrão de organização. Sem dúvida, quando se mantém um ambiente organizado, fica mais fácil realizar as tarefas do dia a dia, além de:

Mais agilidade na localização da ferramenta, facilitando o trabalho;
Menos chances de ferrugem, aumentando a vida útil do objeto;
Mais profissionalismo na realização das tarefas, melhorando a qualidade do trabalho;
E ainda, fácil locomoção, caso as ferramentas estejam guardadas em um caixa, maleta ou carro de ferramenta.

Casa Parafuso

all author posts

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are makes.

WhatsApp chat