Os lubrificantes têm uma vida ingrata dentro dos motores entram limpos, claros e, ao ser drenados, saem sujo, contaminado e contendo impurezas. Ainda existe uma crença popular de que o óleo deve sair como entrou, mas isso é uma bela de uma mentira, o mesmo se aplica aos óleos de spray. A sua função é exatamente a contrária, pois deve levar todas as impurezas, evitando que se depositem no motor.
Vamos a algumas funções básicas:
-
Óleo Lubrificante Reduz a Fricção
O lubrificante forma uma película de óleo na superfície dos metais, convertendo o atrito sólido em fricção líquida para reduzir o atrito, é uma das funções mais comuns e essenciais dos lubrificantes. O atrito reduzido evita o aquecimento e a abrasão na superfície.
-
Refrigeração
O atrito causa aquecimento na área e mais calor é produzido se os metais se esfregarem uns contra os outros. Portanto, o calor precisa ser absorvido ou liberado; caso contrário, o sistema será destruído ou deformado. Para que isso seja evitado, os lubrificantes são aplicados nas superfícies necessárias.
-
Balanceamento de carga
Componentes como engrenagem ou rolamento são limitados em contato em uma determinada linha ou superfície, de modo que a carga pode ser aumentada em um momento, tornando os sistemas em risco de serem destruídos ou presos uns aos outros. Portanto, a aplicação de lubrificante protege os sistemas contra o aumento de carga.
-
Limpeza
O uso a longo prazo de equipamentos pode levar à corrosão ou ao envelhecimento, produzindo substâncias estranhas. Portanto, o lubrificante tem como função retirar as possíveis partículas geradas na combustão e mantendo-as suspensas no óleo, evitando que se acumulem e formem uma crosta que prejudique o bom funcionamento do motor.
-
Vedação
O lubrificante é utilizado para vedar a lacuna entre os sistemas, o espaço entre os pistões e os cilindros nos motores ou compressores de ar bloqueia o vazamento de gás de combustão e o influxo de substâncias externas estranhas, para manter a pressão interna e proteger o sistema, especialmente no sistema hidráulico, os lubrificantes evitam o vazamento criando uma camada.
-
Prevenção de ferrugem
Os metais produzem ferrugem ao entrar em contato com água e oxigênio. No entanto, a formação de ferrugem pode ser controlada e a vida útil do sistema é prolongada se a superfície dos metais for revestida com lubrificante.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!