As ferramentas elétricas são indispensáveis ​​para qualquer pessoa que utilize em usos domésticos ou profissionais e também tornam a vida bem mais fácil quando se trata de projetos dentro ou fora de casa. Essas ferramentas podem custar muito dinheiro e obviamente você quer que elas durem o maior tempo possível. O maior problema de ferramentas elétricas é sua vida útil, ser encurtada por negligências e desgastes, precisam ser cuidadas e mantidas adequadamente para garantir que você receba bons anos de serviço. Manter suas ferramentas conservadas não é uma tarefa enorme e levará apenas alguns minutos do seu tempo depois de usá-las.

 

Vamos as dicas:

1- Respeite os limites da sua ferramenta

Não vá além do que sua ferramenta aguenta, esteja sempre atento a toda potência da ferramenta e a que tarefa ela é adequada.

 

2- Limpe suas ferramentas

Certificar-se de que estão limpas após o uso pode parecer senso comum, mas é muito fácil ignorar essa parte importante da manutenção. Poeira e detritos podem reduzir drasticamente a vida útil delas.

Limpe as com um pano de microfibra após o uso. Higienize as aberturas de ventilação com um pincel pequeno para garantir que você remova toda a poeira e pequenas partículas que se acumulam nessas áreas. Nunca use um pano que esteja muito molhado, a umidade deve ser mantida longe das ferramentas elétricas.

 

3- Lubrifique

A lubrificação é uma obrigação para manter todas as partes móveis em suas ferramentas elétricas funcionando corretamente. Verifique a seção de manutenção no manual do proprietário e siga as instruções do fabricante sobre como lubrificar corretamente o modelo de sua ferramenta e qual lubrificante usar.

 

4- Substituição de peças

Conforme sua ferramenta é usada, algumas peças precisarão ser substituídas. Uma das substituições mais comuns são as escovas de carvão da ferramenta, responsáveis ​​pela condução da eletricidade através do motor. Se a sua ferramenta tiver uma correia de transmissão, como em uma lixadeira de cinta ou em algumas serras elétricas, monitore-a quanto a desgaste e substitua as correias de transmissão gastas antes que elas se encaixem.

Os cabos de energia e os conjuntos de chaves também são peças que tendem a se danificar com o tempo e são conhecidos por precisarem de substituições.

 

5- Armazenamento

As ferramentas elétricas precisam ser armazenadas em local seco e limpo. Armazenar ferramentas elétricas em um ambiente úmido pode causar problemas nos componentes elétricos e causar corrosão. Isso pode causar problemas de segurança ou fazer com que sua ferramenta pare completamente de funcionar.

As ferramentas também devem ser armazenadas dentro de uma caixa ou gabinete quando não estiverem em uso. Isso ajuda a eliminar o excesso de poeira e partículas que entram nas ferramentas através das aberturas quando não estão em uso.